Monday, November 18, 2013

Angola: vinhos portugueses fáceis de encontrar

Uma viagem até Calulo

Numa visita de trabalho, deslocámo-nos recentemente a Calulo, uma pequena vila no interior de Angola, na província do Kuanza Sul, sede do município do Libolo.

Uma vila muito curiosa e interessante que se ergue a uma altitude que ronda os 990 m, no meio de um amontoado de serras que se elevam da planície litoral, numa paisagem tortuosa, de “ravinas e algares, boqueirões e lombadas, encostas de curva longa e larga e vertentes de corte a prumo, numa desvairada arquitetura, plurimórfica, impressionante, esmagadora.”

Descendo os degraus dessa escadaria de montes e colinas, até à planície, abraçam-na as margens do Kuanza, do Longa, do Luima e do Luinga.

Vale a pena visitar, dentro da vila, a famosa Fortaleza de Calulo, construída em finais do século XIX pelos colonos portugueses, como meio de defesa contra a resistência dos nativos locais à ocupação. Já depois da independência de Angola, serviu de refúgio defensivo às forças detentoras do poder na região. 

Também deve visitar a montanha Quiliematogi, que com os seus 1040 metros, oferece uma extraordinária panorâmica a todos que a sobem.

Vinho tinto da Quinta das Tecedeiras, uma boa companhia

Fazendo honra ao ditado “quem vai para o mar, avia-se em terra”, não quisemos arriscar, não fomos de mãos a abanar, e levámos connosco o Quinta das Tecedeiras. Um tinto do Douro, Reserva 2007. 

Talvez só o nome pudesse ser suficiente para quem está familiarizado com os bons vinhos tintos do Douro. No entanto, nada nos custa olhar o contra-rótulo e deixar aqui alguma informação mais. É que, se formos só nós a dizer que este vinho é uma excelente escolha, poderiam ficar algumas dúvidas.

Está escrito, que a Quinta das Tecedeiras, situada no coração do Douro e banhada pelo rio do mesmo nome, “é o «terroir» quase perfeito, com que todo o enólogo sonha para fazer o grande vinho. Aí, as uvas amadurecem bem, sem moléstias e com grande concentração de aromas e de sabores.”

Aproveitou bem o enólogo Carlos Lucas que nos apresenta, assim, um vinho que faz honra à importância das vinhas velhas, com cerca de cem anos, e mantidas na altura da reconversão das vinhas da quinta, já com o propósito de se virem a fazer vinhos especiais, como é o caso deste. 

De muitas castas, dominam a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinha Barroca, Touriga Franca e Tinta Amarela.

Do produtor Quinta das Tecedeiras – Sociedade Vitivinícola, Lda. (Dão Sul), um vinho com um teor alcoólico de 14,50%, e que, segundo alguns entendidos, pode ser guardado por mais 10 anos. Ainda pensámos se o bebíamos logo ou o guardávamos, para ver como ele se comportaria ao fim de mais todos esses anos.

Mas, como pensamentos leva-os o vento, bebemo-lo, antes que fossemos apossados por essas ideias algo colecionistas, nada favoráveis aos nossos desejos, e com bastante pena de não termos levado umas garrafas mais.

A surpresa que já não é surpresa

Não levámos mais Quinta das Tecedeiras mas, agradavelmente, encontrámos o que já começa a ser normal, nestas viagens por Angola.

Numa curta visita apenas a dois dos muito poucos restaurantes da vila, encontrámos um interessante catálogo de vinhos portugueses.

Do Alentejo, os tintos Cartuxa e o E.A. 2011, o tradicional Reguengos, o Tapada dos Ganhões 2010, o Alabastro 2011 e o Monte Velho 2010. Ainda do Alentejo, um branco muito agradável, o Ardila 2009, da Herdade dos Arrochais. 

Também do Douro, o tinto Evel 2007, o branco Filoco 2010 e um Ferreira Porto Ruby. Ainda os verdes, Casal Garcia e Gazela. De Azeitão, o JP tinto 2012 e o Periquita tinto 2009.

Até o já aqui falado Sexy, produção Fita Preta. Se surpreendeu o VL, numa “visita a lojas de vinho para descontrair” (seu post de setembro / 2013), o que diremos nós, ao encontrá-lo nesta pequena vila no centro de Angola?

Talvez nada de especial, se tivermos em conta que, como espumantes, estava, não só o sul-africano J.C. Le Roux, mas o mundialmente famoso Moët Chandon.  

Em Angola produz-se vinho?

Se, o encontrarmos vinhos portugueses em qualquer lugar de Angola onde vamos começa a não ser surpresa, descobrir que em Angola se produz vinho, já poderá ser.

Nada ainda certo, mas acabámos por saber que a cerca de 40 minutos de onde estávamos, de carro, é claro, existe uma fazenda com produção de vinho. 

Será? Uma descoberta que fica para a próxima oportunidade. Produção de vinho em Angola?! Iremos procurar.

Como despedida, aconselhamos: não acreditem em nós. Procurem o tal Quinta das Tecedeiras e façam um brinde a valer.

À vossa saúde!

JB

Novembro | 2013

2 comments:

  1. Em Angola produz-se vinho? Essa é nova para mim

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tomás, o autor do post não afirmou que em Angola se produzia vinho, mas apenas que alguém o tinha informado sobre essa possibilidade, que teria que ser confirmada.
      Enquanto não vier nenhuma informação fidedigna sobre essa possibilidade, temos que aguardar.
      Mantenha-se em contacto connosco e será informado em primeira mão.
      Saúde.

      Tipsaboutwine

      Delete