Tuesday, January 21, 2014

Cuidados a ter com os vinhos da sua garrafeira

Nem todos os vinhos devem ser guardados na garrafeira

O primeiro cuidado que se deve ter, quando se está a comprar vinho para colocar na garrafeira, é verificar como ele deve ser consumido, uma vez que existem vinhos que se encontram prontos a ser consumidos e nada ganham com o estágio em garrafa.

Em termos gerais, os melhores vinhos para guardar são o Cabernet Sauvignon, o Sirah e o Chardonnay, enquanto os vinhos verdes são normalmente desadequados, mas a chave aqui é informar-se sobre cada um em particular.

Dentro dos adequados, que vinhos escolher?

Na constituição da sua garrafeira, é óbvio que o seu gosto e hábitos de consumo devem prevalecer.

Assim, a escolha deverá ser baseada nos vinhos que mais gosta e a quantidade de garrafas a armazenar deverá estar de acordo com a sua previsão de consumo.

Evite variações de temperatura, o calor e a luz solar

A garrafeira deve ser protegida da luz, assim como do calor e das variações de temperatura, devendo esta situar-se, idealmente, entre os 7ºC e os 13ºC.

Se existirem demasiadas variações de temperatura, o vinho pode sair pela rolha, o que indica que esta aqueceu ou que secou em demasia.

A humidade deve ser controlada

A humidade ideal do ar deve situar-se entre os 60% e os 70%, o que poderá ser monitorizado com o apoio de um higrómetro.

Caso a humidade seja muito elevada, poderá usar um aparelho desumidificador ou colocar blocos de cal, junto à garrafeira, uma vez que estes têm a capacidade de absorver a humidade.

Se o problema for a falta de humidade, pode sempre humedecer o chão com a regularidade que considerar adequada.

Cuidado com as melhores garrafas de vinho

Como estratégia, deverá armazenar as suas mais valiosas garrafas de vinho nas zonas mais frescas, que se situam, regra geral, junto ao solo.

A circulação de ar na garrafeira é benéfica

Se o espaço que destinou à garrafeira está situado em local húmido, deve garantir que existe uma boa circulação de ar, para que o cheiro a mofo possa ser minimizado ou mesmo eliminado.

Deve evitar vibrações junto à garrafeira

As vibrações aceleram o processo de envelhecimento, porque aceleram as reacções químicas.

Assim, deve evitar colocar a garrafeira junto a aparelhos eléctricos potenciadores de vibração, como as máquinas de lavar e secar roupa, os aparelhos de ar condicionado ou os geradores.

Resista à tentação de mexer no vinho depois de armazenado

Mesmo que o manuseamento das garrafas que decidiu armazenar lhe possa ser agradável, assim que colocado na garrafeira, o vinho deve ser movido o menos possível.

Para que tal seja possível, terá que fazer um esforço prévio de planificação e organização das garrafas na sua garrafeira.

Consoante o tipo de vinho, guarde as garrafas deitadas, ou de pé

De uma maneira geral, deve-se deitar as garrafas, para que o vinho fique em contacto com a rolha e evite que ela seque.

No entanto, as garrafas de vinho do Porto Tawny, Madeira e de outros vinhos generosos, podem ser guardadas de pé, uma vez que existe a possibilidade de danificarem a rolha, caso estejam em contacto com ela.

Não abra as garrafas cedo de mais, ou demasiado tarde

Poderá não ser uma tarefa fácil, determinar quando o vinho está no ponto ideal para ser consumido.

Mais uma vez deverá estar informado sobre as características do vinho e deve investir na planificação e organização da sua garrafeira, de forma a simplificar a tarefa de identificar o momento ideal para os vinhos serem consumidos.

O maior erro que pode cometer

Um amigo meu costuma dizer que o seu maior problema é poder morrer sem ter bebido todo o vinho que guarda na garrafeira.

Para evitar sentimentos idênticos, aconselho-o a partilhar o seu melhor vinho com amigos e família, o que além de muito compensador, garante que dificilmente morrerá com muitas garrafas de vinho por abrir.

Na minha opinião, caso isso acontecesse, esse seria o maior erro cometido na criação e manutenção da sua garrafeira.

À sua saúde!

VL

Janeiro | 2014

1 comment: