Monday, December 30, 2013

Rosé da Quinta da Ribeirinha, na Barra do Dande

Passeio gastronómico em Angola

Barra do Dande - Angola
Existem muitos e bons locais para se poder comer um bom peixe ou marisco, tanto em Luanda, como nos seus arredores.

No entanto, se a opção for dar um passeio e sair, mantendo-nos junto à costa para apreciar a paisagem marítima, ou para dar um mergulho, podemos optar por rumar a norte, até à Barra do Dande ou mesmo Ambriz, ou seguir para sul, até Sangano ou Cabo Ledo, localidades alcançáveis em tempo útil.

Num dia em que me apeteceu andar uns quilómetros e conhecer melhor os arredores de  Luanda, segui o conselho de um amigo e desloquei-me até à Barra do Dande, com o objectivo de comer um qualquer grelhado de peixe ou mesmo lagosta, em ambiente descontraído e popular.

Nome familiar, vinho familiar

Empregada do Restaurante Maria Lima
Na Barra do Dande existem muitos restaurantes, todos de aspecto mais ou menos popular, mas limpo, tanto quanto um espaço ao ar livre o pode ser.

Optei por um dos últimos, precisamente aquele que me permitia ver a foz do rio e a azáfama dos pescadores que entravam e saíam da barra, assim como as brincadeiras dos garotos nas águas do Dande.

A primeira coincidência foi perceber, através das t-shirts dos empregados, que o restaurante se designava por Maria Lima, o nome de um familiar próximo.

Como a minha opção acabou por recair num fresquíssimo linguado, que parecia do tamanho adequado ao meu apetite, solicitei à empregada que me indicasse os vinhos brancos ou rosés que tinha disponíveis, numa carta que adivinhei muito curta.

A segunda surpresa foi a sugestão da empregada, que recaiu num rosé. Não por ser uma proposta desconhecida ou desadequada, mas por ser produzido pela Quinta da Ribeirinha, cuja adega se situa a curta distância da minha residência em Portugal.

Rosé da Quinta da Ribeirinha

Rosé da Quinta da Ribeirinha
O rosé da Quinta da Ribeirinha é um D.O.C do Tejo, produzido a partir da casta Tinta Roriz e que estagiou dois meses em cascos de carvalho americano.

Segundo as suas notas de prova, “é intenso no aroma, é um vinho frutado, com notas a frutos vermelhos e pêssego, de final macio e persistente”.

A geleira, do restaurante Maria Lima, permitiu que o vinho se apresentasse na temperatura certa, uma vez que se deve consumir perto dos 12ºC e a combinação com peixe grelhado angolano revelou-se perfeita.

Não será pois de estranhar que após almoço tão agradável, num local muito particular e no meio de tantas coincidências, tenha ficado a certeza de que o rosé da Quinta da Ribeirinha passaria a integrar a minha lista de opções e de recomendações.

Em dia quente, na frente de um bom peixe grelhado, experimente o rosé da Quinta da Ribeirinha e diga-me se concorda, ou não, com a minha opinião.

À sua saúde!

VL

Dezembro | 2013

No comments:

Post a Comment