Monday, September 23, 2013

Vinto tinto Grilos 2009, sugestão vinda de Angola

Os deuses do vinho

Num artigo recentemente publicado no seu Facebook, um dos nossos seguidores socorreu-se da mitologia para demonstrar a importância e centralidade do vinho nas diversas civilizações, desde a antiguidade até aos nossos dias (ver artigo completo).

Baco (ou Dionísio) para além de Deus do vinho, era-o também das festas, do lazer, do prazer, da folia, do tumulto e da natureza.

Era também símbolo da vida instintiva, dos ciclos vitais, da ebriedade, da insânia, dos excessos e, sobretudo, dos efeitos que a sua ingestão provoca no estado de espírito do bebedor, fazendo-lhe fundir a sua essência de humano com o poder da divindade.

Curiosa definição de um Deus que espelha na perfeição tudo o que o vinho pode ser, dependendo de quem o consome, da época em que é consumido, do excesso do seu consumo e da forma como a sociedade encara esse consumo.

A vida é curta demais para se beber mau vinho

Segundo o artigo, o consumo do vinho pode resultar de tradição ritualística, de necessidade de afirmação nas relações de consumo, de distinção social, do desejo de incremento de uma relação com o outro, de maior envolvimento espiritual ou sensório.

Existirão essas e outras razões, mas aqui no blogue, sejam quais forem os motivos porque se consome, defendemos o seu consumo, desde que moderado, na companhia de pessoas de quem gostamos e já agora, desde que tenha alguma qualidade, porque a vida é curta demais para se beber mau vinho.

Um vinho divinal, com produção limitada
Felizmente, em Portugal produzem-se dos melhores vinhos do mundo, sendo muitas as opções à nossa disposição. Pena a dimensão do País não permitir uma maior produção, porque não faltam em todo o mundo consumidores admiradores do vinho português, tanto estrangeiros, como portugueses expatriados ou emigrantes.
Aparentemente porque o nosso seguidor gosta de juntar a teoria à prática, no artigo que temos vindo a comentar, recomenda-nos o Grilos 2009, um vinho tinto do Dão, estagiado em barricas de carvalho francês durante 6 meses, produção limitada da Sociedade Agrícola de Casal de Tonda.
O Grilos 2009 é um vinho produzido a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Da sua ficha técnica consta que "no aroma, ao floral com leve compota e chocolate juntam-se a amora, figo seco e caramelo. Bastante macio na boca, com taninos redondos, boa frescura, um tinto sumarento, leve, fresco e longo".
Para fazer jus ao tema do artigo, temos a certeza que será divinal.

VL

Setembro | 2013

No comments:

Post a Comment