Thursday, October 10, 2013

A vinha e o vinho em Portugal

O vinho e os Deuses, uma vez mais

Recentemente, deparei com um exemplar de um caderno editado e produzido pelo IVV – Instituto do Vinho e da Vinha, em 1999 e que me chamou a atenção pelo seguinte verso de Miguel Torga:

“Vinde à terra do vinho, deuses novos
Vinde, porque é de mosto
O sorriso dos deuses e dos povos
Quando a verdade lhes deslumbra o rosto”.

Bastaram dois ou três parágrafos para perceber que o tema central desse caderno não era a religiosidade e misticismo do vinho, como inicialmente pensei, mas uma pequena história da vinha e do vinho em Portugal.

O caderno, que pode ser lido na íntegra em "A vinha e o vinho em Portugal" tem interessantes passagens, que sumarizo neste post.

História da vinha e do vinho foi feita por vários povos

Verdadeiramente o caderno de apenas 19 páginas, escrito em português, inglês e francês, mais não é do que uma breve história da vinha e do vinho no território hoje designado Portugal, desde 2000 a.C., até aos nossos dias.

Os Tartessos, cerca de 2000 a.C., terão sido os primeiros a cultivar a vinha na Península ibérica e poderão ter usado o vinho como moeda de troca no comércio de metais, os Fenícios apoderaram-se do comércio dos Tartessos e podem ter trazido novas castas, os Gregos desenvolveram a viticultura, os Celtas trouxeram novas castas e provavelmente técnicas de tanoaria, os Romanos terão modernizado a cultura da vinha e massificado a sua exportação para Roma, mesmo os Árabes foram tolerantes para com o consumo e produção de vinho, pelos cristãos, sendo essa uma forma de os ver ligados à agricultura.

O caderno do IVV, mostra-nos, caso não soubéssemos já, que todos os povos que ao longo dos tempos foram passando por este território, acabaram por ter papel importante na história da vinha e do vinho, contribuindo, todos eles, directa ou indirectamente, para a sua expansão.

Com a Fundação de Portugal os vinhos passaram a ser mais conhecidos na Europa

Seguindo o caderno do IVV, após a Fundação de Portugal, manteve-se a importância do vinho, tendo sido arroteadas largas extensões de terreno para cultivo da vinha pelas Ordens religiosas, militares e monásticas, tendo sido nesta época que os vinhos de Portugal passaram a ser conhecidos por toda a Europa.

A reconquista cristã, a relativa paz que se seguiu e algum prestígio granjeado pelos portugueses, terá tornado mais fácil a circulação do vinho pela Europa, tendo-se aumentado o número de consumidores de vinho desta região.

Descobrimentos portugueses e o envelhecimento do vinho

Durante os descobrimentos, um dos produtos que as naus transportavam era o vinho, usado para consumo, troca e lastro, tendo este facto originado o vinho de “Roda” ou “Torna Viagem”, designações que hoje fariam sucesso em qualquer campanha de marketing de vinhos dos nossos produtores.

O caderno do IVV, refere que este vinho, que vinha substancialmente melhorado pelo envelhecimento suave provocado pela dupla passagem pelo Equador e pela permanência nas barricas, vendia-se a preços elevados e terá estado na origem do conhecimento empírico do envelhecimento.

Tratado entre Portugal e Inglaterra aumentou a exportação

Em 1703, Portugal e a Inglaterra assinaram o Tratado de Methwen, que regulamentou as trocas comerciais entre os dois países, facilitando a entrada em Inglaterra de vinhos portugueses, por troca de têxteis produzidos naquele país.

Independentemente das restantes consequências para Portugal, no que diz respeito ao vinho este tratado acabou por ser benéfico, contribuindo fortemente para o aumento da sua exportação.

Marquês de Pombal na origem da primeira região demarcada

Interessante também o papel do Marquês de Pombal na história da vinha e do vinho, tendo contribuído para mais um campo em que fomos pioneiros, apesar das razões porque o fez serem maioritariamente proteccionistas.

Em 1756 o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, demarcando aquela região, tendo sido esta a primeira região demarcada oficialmente no mundo vitivinícola.

Escolho "vinhos portugueses"

A riqueza e diversidade de vinhos produzidos em Portugal, a sua superior qualidade e competitividade, faz com que hoje em dia seja fácil encontrá-los em qualquer país do mundo, o que me enche de orgulho.

Assim, a minha escolha neste post não aponta para nenhum vinho em particular, como tem sido a prática, mas, em homenagem à sua história, para os vinhos de uma região: Portugal.

Proponho pois um brinde aos vinhos portugueses e a todos aqueles que ao longo dos tempos contribuíram para que o vinho desta região tenha sido sempre considerados um dos mais prestigiados do mundo.

À vossa saúde!

VL


Outubro | 2013

2 comments:

  1. Ao ler este artigo sobre a vinha e o vinho em Portugal e a influência dos vários povos na sua história, lembrei-me de um soneto de Jorge Luís Borges, intitulado “Soneto do Vinho”, onde o autor também se interroga: “Em que reino, em que século…?” Bom, transcrevo-o:
    “Soneto do Vinho, de Jorge Luís Borges
    Em que reino, em que século, sob que silenciosa
    Conjunção dos astros, em que dia secreto
    Que o mármore não salvou, surgiu a valorosa
    E singular ideia de inventar a alegria?
    Com outonos de ouro a inventaram.
    O vinho flui rubro ao longo das gerações
    Como o rio do tempo e no árduo caminho
    Nos invada sua música, seu fogo e seus leões.
    Na noite do júbilo ou na jornada adversa
    Exalta a alegria ou mitiga o espanto
    E a exaltação nova que este dia lhe canto
    Outrora a cantaram o árabe e o persa.
    Vinho, ensina-me a arte de ver minha própria história
    Como se esta já fora cinza na memória.”
    JB

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agradecemos o contributo e a atenção que tem tido em relação ao nosso blogue.
      Interessante a forma como poetas de referência tratam o tema que nos apaixona, como é o caso do português Miguel Torga e do argentino Jorge Luís Borges.
      O vinho é verdadeiramente património mundial da humanidade!
      À sua saúde

      VL

      Delete