Friday, August 16, 2013

As boas adegas de Estremoz



Uma terra abençoada                     

Tenho o hábito de comprar os vinhos que consumo, diretamente nas adegas produtoras. Embora saiba que, regra geral, o seu custo é mais elevado do que nas grandes superfícies, dá-me um prazer enorme visitar esses locais e fazer aí as compras. É um excelente pretexto para fazer turismo.

Uma das regiões que considero abençoadas pela natureza, para a produção de vinho, é Estremoz.

Costumo dizer que daí não é necessário conhecer marcas de vinho ou adegas: se é de Estremoz é bom.

Uma a duas vezes por ano visito algumas adegas de Estremoz e aproveito para almoçar e/ou jantar nos excelentes restaurantes dessa região. Também em matéria de culinária existe aí uma variada e excelente oferta.

Para os menos conhecedores da região deixo aqui as minhas referências para uma visita e a prova dos respectivos vinhos:

  • ·       Encostas de Estremoz;

  • ·       Seis Reis;

  • ·       João Portugal Ramos;

  • ·       Herdade das Servas;

  • ·       Dona Maria;

  • ·       Quinta do Mouro.

Este roteiro faz-se facilmente num fim de semana porque Estremoz é servida por auto-estrada, hoje em dia quase deserta, está situada no centro do país, a apenas 150 km de Lisboa e as adegas estão muito concentradas à volta da cidade, como se pode ver neste mapa.

Para além do prazer do vinho, acresce que algumas das adegas são lindíssimas em termos de arquitectura e de enquadramento. Nesta perspectiva, destaco as adegas de Monte das Servas,  João  Portugal Ramos e a Quinta de D. Maria (infelizmente esta costuma estar fechada ao fim de semana!).

Para quem gosta do Alentejo, da boa comida e do bom vinho, recomendo vivamente este roteiro. Será um fim de semana para recordar e, acredito, para repetir.

MF

Agosto | 2013


No comments:

Post a Comment