Monday, August 5, 2013

Haverá bom vinho no Ribatejo?

Catapereiro: bom vinho ribatejano, da Companhia das Lezírias

A questão pode parecer estranha, mas resulta das inúmeras dúvidas que o meu grupo de amigos costuma colocar quando sugiro o consumo de um vinho desta região de Portugal.

O próprio mercado parece também ter essa dúvida, uma vez que os espaços de consumo apresentam quase sempre imensa oferta de vinhos da região do Alentejo e do Douro, sendo a representação de vinhos do Ribatejo inexistente ou reduzida a uns poucos itens.

Para tornar as coisas ainda piores, caso se peça, num qualquer restaurante, uma sugestão sobre o vinho que aconselham, somos normalmente confrontados com a pergunta se preferimos vinhos do Alentejo ou do Douro, como se as restantes regiões nem sequer existissem.

Esta aparente desconfiança sobre a qualidade dos vinhos do Ribatejo, pode resultar de uma imagem de tempos idos, quando os vinhos desta região eram vendidos principalmente a granel e também de alguns casos célebres de falsificação ocorridos em décadas passadas, a que nenhum marketing regional conseguiu dar a volta.

Certo é que existem muito bons vinhos no Ribatejo, como o comprovam os inúmeros prémios ganhos por adegas desta região, assim como os resultados de alguns blind tests que mostram que muitos consumidores, quando desconhecem a origem do vinho, os valorizam.

Está neste leque de excelentes vinhos ribatejanos, o Catapereiro branco ou tinto, da Companhia das Lezírias.

Num próximo almoço com o meu grupo de amigos, entre os quais se encontra um dos mais acérrimos críticos do vinho ribatejano, faço questão de não dar a possibilidade de escolha, como é minha prática e apresentar apenas o Catapereiro como opção.

Tenho a certeza que as dúvidas sobre a qualidade dos vinhos ribatejanos irão desaparecer, sendo este o meu pequeno contributo para a melhoraria da imagem dos vinhos da minha Região.  

VL

Agosto | 2013

3 comments:

  1. Não por ser de Santarém, mas concordo perfeitamente que há ótimos vinhos na zona do Ribatejo. Embora esteja fora do país, há algum tempo em Angola e, por isso, talvez, um pouco desatualizado, posso deixar uma referência a um vinho ribatejano que acho de excelente qualidade, o Tributo 2010, do Luís Reguinga.
    Que comecem as referências a vinhos ribatejanos e passaremos aqui um bom tempo a escrever umas dezenas de linhas sobre vinhos de grande qualidade, para nos aguçar o sabor e encher a alma. Alguém que acrescente uns enchidos, uns queijos, presuntos e umas boas azeitonas, acompanhados com um especial pão caseiro, tudo do Ribatejo, que os há em quantidade e qualidade suficiente, para nos satisfazer os desejos mais delicados. Nem vamos dar conta que o tempo também passa.
    JB

    ReplyDelete
    Replies
    1. É uma ótima sugestão, que poderá vir a ser objeto de futuro post. Obrigado pelo contributo

      Delete
    2. José Borgas, poderá verificar que já colocámos no blog um post sobre o Tributo, que na opinião de quem o conhece é um excelente vinho.
      Obrigado, uma vez mais, pela sua dica

      Delete