Monday, August 19, 2013

Quinta Nova, um Paraíso no Douro


Chegar ao Paraíso é a única dificuldade

Até ao Pinhão tudo fácil, com paragem quase obrigatória para rever os azulejos da estação de comboios e passar num talho da rua principal para provar e comprar uns enchidos locais, com nomes e sabores muito particulares, acompanhados do sempre presente vinho do Porto. 

Depois embarcar, com um grupo de amigos, na aventura de Vinhos e Gourmet prometida para a Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo, que já tínhamos avistado, do outro lado do rio, no caminho da Régua para o Pinhão. 

E fomos para a estrada, sempre sinuosa, cada vez mais estreita e mais alta, com o rio a espreitar e o precipício mesmo ao lado ...

Fundamental fazê-la de dia, idealmente com bom tempo, pois a atenção tem de ser muita e esperar que não haja muito carro em sentido contrário.

Paisagem deslumbrante

Estamos a chegar e a paisagem começa a fazer efeito, obrigando por vezes a parar para saborear e fixar o momento.

Entramos na Quinta e o choque dos sentidos começa logo ali, pois era Primavera, pelo que fomos recebidos por uma paleta impressionante de cores, todas as cores das flores que circundam o caminho. 

Depois o bom enquadramento dos edifícios na paisagem, quinta, adega, capela, nada a chocar com o ambiente que nos rodeia.

Finalmente no centro da Quinta o choque mais impressionante, o estarmos rodeados de vinha, com o Douro a correr de forma preguiçosa lá em baixo, sentir o que é na verdade o Património da Humanidade, julgar que chegámos a um Paraíso no Douro. 

Vínhamos com o Programa completo, vinhos, gourmet, dormir, desfrutar o máximo na Quinta, pelo que a primeira impressão foi soberba, não só pelo tal choque dos sentidos, beleza e cheiros, como pela simpatia da receção. 

Para os mais corajosos e para abrir o apetite, impunha-se um passeio pela vinha, com descida até ao Douro, que é um desafio, mesmo no percurso mais curto, para os mais resistentes, pois com o sol a bater e a inclinação dos terrenos, é obra. O que será com um cesto carregado de uvas?

Percurso Vinícola

Depois de recuperarmos do percurso, iniciámos o outro, o vinícola, logo muito acima, pois foi a prova dos Grande Reserva - Touriga Nacional, Clássico e Referência, com uma grande unanimidade e aprovação e muita discussão e divergência quanto ao preferido ... gostos!

Todos os vinhos têm elevada concentração de cor e sabores complexos na boca, com aromas muito frutados, habituais na zona, mas foram eleitos pela sua qualidade. 

Antes do jantar, nova incursão, com um branco muito especial que nos tinha sido recomendado pela Renata, amiga de um dos elementos do grupo e grande responsável por esta nossa descoberta do Paraíso.

Pomares Moscatel Galego, pomares inspirado nos que existem na Quinta desde o século XVIII, em harmonia com a vinha, Moscatel Galego, casta existente em algumas zonas junto ao Douro. É um vinho muito intenso, com um sabor envolvente do paladar, a não perder ... 

Jantar para recordar

Durante o jantar, que foi uma experiência gourmet muito compensadora, avançámos para os Grainha, Reserva Branco e Reserva Tinto, com rótulos muito surpreendentes, pois o nome é apresentado em 18 línguas. São vinhos com impacto no nariz, pela sua complexidade, bem como na boca, pela sua concentração de sabor. 

Para terminar, imprescindível provar o Clã Special Reserve, vinho do Porto de vinhas entre 20 e 30 anos, que foi uma agradável surpresa. Cor intensa, macio, mas com frescura de aromas e um final persistente. É para repetir! 

Depois destes desafios, foi um lento arrastar até ao quarto, subir com dificuldade para a cama e dormir que nem justos a noite toda ... 

Despedida com promessa de regressar

Acordar de manhã, sentar num dos bancos que estão espalhados pela Quinta e sentir o silêncio da paisagem, renovada pelos primeiros raios solares, é um momento mágico, de que o video da Quinta é uma pequena amostra.

Chegou a hora de nos fazermos à estrada, a tal, sem nos esquecermos de comprar alguns dos produtos da Quinta, vinhos, azeite... e nos despedirmos da inexcedível Susana que tão bem nos tratou, a quem prometemos regressar, pois para o Paraíso não custa voltar.

RM

Agosto | 2013



No comments:

Post a Comment